© 2013 by [montano]. All rights reserved  

Som

Pesquisador musical, produtor e DJ.

Com 13 anos de carreira, o DJ e VJ carioca Montano é um pesquisador musical de diferentes épocas, sempre antenado com as tendências e raridades. Em suas apresentações, promove uma conversa musical entre o Brasil e os outros lugares do Mundo. Essa diversidade sonora tem um nome: ZirigMundi, o Zirig representa a música brasileira, fazendo uma relação com a palavra Zirigdum, e o Mundi representa as músicas do resto do mundo que se conectam com esse universo.

 

Nesse diálogo, costuma também resgatar um repertório nacional que é a base de muita coisa produzida atualmente, mas que muitas vezes não é conhecido pelo grande público.

 

O artista tem agitado as pistas, festas e eventos com muito Sambalanço, Soul, R&B, Maracatu, Afrobeat, Cumbia, Coco, HipHop Nacional, entre outros ritmos. Costuma se apresentar tanto em vinil como no formato digital. Nessa conexão musical, Montano transforma o local onde toca em um território livre, com músicas que levam o público para um outro lugar, construído por sensações únicas para cada pessoa, mas dentro de um universo coletivo.

Fotos: 

Montano começou a tocar no Rio de Janeiro, sua cidade natal, em meados de 2003, nos bairros de Santa Tereza e Lapa. “Ao ouvir Jorge Ben e suas músicas gravadas na década de 1970, meus ouvidos e minha curiosidade despertaram para um tipo de sonoridade que eu não estava habituado”, explica o DJ. A partir daí, começou a pesquisar tudo que foi gravado no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Esse mergulho também o levou para outras sonoridades, como o afrobeat e a música latina, que conversam muito bem com a cultura brasileira. Junto com a pesquisa veio a vontade de compartilhar essas músicas e naturalmente começou a se apresentar em vários lugares e receber convites para tocar em festivais e eventos. Sua primeira festa se chamava Zirigdumm, o que seria o embrião de projeto atual, com música brasileira e de outros países.

Como DJ, o multiartista já abriu shows de nomes como Moraes Moreira, Jorge Ben Jor, Lulu Santos, Marku Ribas, Orquestra Voadora, Arnaldo Antunes, Pepeu Gomes, Cidade Negra, Pedro Luís e a Parede, Zeca Baleiro, Suricato, Francisco El Hombre, Nouvelle Vague (França), entre outros.

 

Algumas festas que participou: Casa Bloco Carnaval, Camarote da Oi no Rock In Rio, abertura dos Jogos Cariocas de Verão, Bossa Sunset com Marcelinho da Lua, Festival de Cultura Digital, Viradão Carioca, Burburinho, Marimbondo, Jardim das Delícias, Tamanduá (São Paulo), Festa Salve Jorge (São Luís do Maranhão), entre outras.

 

Montano é DJ residente há quatro anos do MIMO Festival (Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Olinda/PE e Amarante/Portugal) e também esteve durante três anos no projeto Acarajazz, no Rio de Janeiro.
 

Para saber mais sobre MONTANO acesse:

Instagram: @montano_digital

Mixcloud: https://www.mixcloud.com

 

Informações para a Imprensa:

Luana Ribeiro (+55 21) 9.9347-9096

E-mail: luanaribeiropress@gmail.com

DSC_5403